Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Histórias mal contadas

São factos do quotidiano, aparentemente sem qualquer importância, aos quais o autor dá a relevância do absoluto, do todo. É a sua obra-prima, sem prejuízo de outro entendimento.

Histórias mal contadas

São factos do quotidiano, aparentemente sem qualquer importância, aos quais o autor dá a relevância do absoluto, do todo. É a sua obra-prima, sem prejuízo de outro entendimento.

01.Jul.14

Guarda-corpos

 
O Técnico, ouvido em tribunal, considerou que “o conceito de guarda-corpos perder-se-ia” se a sua altura fosse aumentada desmesuradamente. “Passaríamos de um guarda-corpos para uma parede”, disse.

 

Respondeu segundo a linguagem técnica. Guarda-corpos são aqueles que se encontram implantados na ponte (do Infante, no caso em juízo) e não outros. Se forem outros, já não se chamarão guarda-corpos, mas uma parede, por exemplo.

 

Será assim?

 

Se o guarda-corpos, obedecendo às condições técnicas atualmente em vigor (norma), afinal, não é suficientemente eficaz (incluindo a função inibidora nos casos de suicídio) para guardar corpos, o significante (forma ou palavra) não corresponde ao significado (conteúdo ou conceito) então, das duas uma:

  • ou se acaba com a palavra (significante) de guarda-corpos e atribui-se outro nome (por exemplo: grade) às atuais estruturas que delimitam as pontes;
  • ou alteram-se as condições técnicas do objeto (grade) de modo a cumprir uma das funções primordiais daquele, e que consiste em guardar corpos, passando a haver um mínimo de correspondência entre o significante (palavra) e o significado (conteúdo da palavra).

Portanto, se para guardar corpos numa ponte, eficazmente, for necessário aumentar a altura das grades (como se fosse uma parede, na versão do Técnico), estas novas grades, agora mais altas, serão os verdadeiros guarda-corpos (significante = significado) e não os falsos (significante ≠ significado) como hoje existem.

 

A ser assim (aumento das grades), o conceito (ajustado à realidade) não se perderia, encontrar-se-ia, sim, com o significante.

 

§

 

Rede anti-suicídio para mudar história da ponte Golden Gate